Início

VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame inicia em Passo Fundo

Momentos de integração e espiritualidade foram vivenciados durante a solenidade de abertura
Momentos de integração e espiritualidade foram vivenciados durante a solenidade de abertura

À espera do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame desde 2015, a brasiliense Ana Luísa Silva começou a ter a expectativa – de, durante o evento, criar novos e duradouros vínculos – atendida, antes mesmo da cerimônia oficial de abertura do evento. Algumas horas antes da solenidade, ela e os outros 72 educandos do Colégio Notre Dame Brasília foram recepcionados, sob aplausos e gritos de boas-vindas, pelos demais inscritos na sexta edição do Encontro, concentrados no Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo (UPF). VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame (5)Foi ali que as cores que identificam a escola Notre Dame de origem dos mais de 700 encontristas começaram a se
misturar, no primeiro e amistoso contato entre cariocas, gaúchos, paulistas e jovens do Distrito Federal.

Após a troca de abraços e de cumprimentos, os adolescentes participaram de
carreata, pela Avenida Brasil, até a sede do evento, que se estende até sábado (10): o Colégio Notre Dame Passo Fundo.

Ao chegarem na instituição de ensino, os jovens foram recebidos com música ao vivo. A banda, formada por docentes de Música do próprio educandário e da Escola Notre Dame Menino Jesus, convidou-os a entrar no clima de animação e integração que vivenciarão durante os próximos dias. Em meio às intervenções artísticas, reunidos na lona montada no pátio do Colégio, eles acompanharam à solenidade de abertura da sexta edição do evento e foram acolhidos pela sua equipe de coordenação, além de religiosas da Congregação de Nossa Senhora – que mantém a Rede de Educação Notre Dame – e monitores.

VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame (15)Durante a cerimônia, os encontristas conheceram um pouco mais sobre a Congregação e os países onde atua, seja por meio de obras ou de Missões, e foram envolvidos em momentos de espiritualidade, nos quais refletiram sobre a paz. A intenção, conforme destaca a coordenadora da comissão organizadora do Encontro Nacional, Ir. Elci Favaretto, foi estimular os jovens a, juntos, ser “Força de Paz” – como prevê o tema dessa edição do evento.

Afinal, em um mundo marcado pela violência e pelas desigualdades, os jovens não podem permanecer insensíveis. Eles precisam ser orientados para que sejam agentes transformadores, conforme destacou, em sua fala, a vice-superiora geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Alcidia Guareschi. “A Rede de Educação Notre Dame propõe-se a preparar seus jovens para que eles sejam os protagonistas de um amanhã melhor e VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame (16)que sejam a força de paz nos locais onde a violência e o desrespeito predominam”, destacou a religiosa.

Assim, sendo agentes da transformação, os estudantes Notre Dame assumem o compromisso de auxiliar na construção de um mundo de paz, no qual a dignidade do ser humano será garantida em sua totalidade, destacou o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, reforçando a importância dos encontros de formação. “Em espaços como esse, os jovens têm a possibilidade de trocar experiências e de construir saberes e, mais do que isso, de manter vivos dentro de si os seus sonhos e ideais que, baseados em Cristo, são a principal ferramenta para a mudança social”, afirmou.


Veja mais fotos:

Concentração e carreata:

Solenidade de abertura:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *