Início

Em Carazinho, atividades preparatórias aumentam a expectativa para o Encontro

Atividade preparatória (55)
Em três dias, três atividades prepararam os 102 inscritos de Carazinho para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame

Reunião de Integração (7)Faltando um mês para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, a expectativa e o entusiasmo começam a tomar conta dos 102 estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida inscritos para o evento, que acontecerá na cidade vizinha, Passo Fundo, de 07 a 10 de setembro.

Apenas nos últimos três dias de aula, por exemplo, eles participaram de três atividades preparatórias: uma conversa de integração, uma mostra prática das oficinas que vão compor o cronograma do evento e uma reflexão sobre o livro “A Linha Negra”, obra escrita por Mario Teixeira que norteará o desenvolvimento das dinâmicas interdisciplinares, durante o Encontro.

Reunião de Integração (26)Na manhã de sexta-feira (05), durante o bate-papo, os jovens receberam orientações sobre o Encontro Nacional, que incluíram questões referentes ao transporte até a sede da sexta edição, o Colégio Notre Dame Passo Fundo, ao uniforme que deve ser utilizado nos dias de realização do evento e à hospedagem. Além disso, a responsabilidade que o grupo deve ter, durante a execução das atividades propostas, foi salientada. Em meio às explicações, os educandos puderam fazer questionamentos e sanar dúvidas.

Atividade preparatória (105)Já, nesta terça-feira (09), eles participaram de uma prévia das oficinas que serão realizadas durante o Encontro da Juventude Notre Dame, sob orientação de educadores da instituição de ensino. Divididos em quatro grupos, durante um período de aula, os estudantes executaram as atividades que serão propostas aos demais participantes do evento. Como as demais dinâmicas interdisciplinares que vão compor o cronograma do evento, elas foram elaboradas a partir da obra literária “A Linha Negra” e das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Por isso, de acordo com o vice-diretor do Colégio, André Binsfeld, além de testar o desempenho das atividades, ainda que de forma resumida, a atividade preparatória teve o objetivo de apresentar aos educandos a relação existente entre a narrativa e os diferentes conteúdos disciplinares, favorecendo, assim, a compreensão do texto.

Atividade preparatória (13)Ainda com o intuito de prepará-los para que participem ativamente de toda a programação inspirada no livro, os adolescentes, reunidos no auditório da instituição de ensino, assistiram ao documentário “Guerra do Paraguai – A Nossa Grande Guerra”. Afinal, o enredo premiado com o Prêmio Jabuti, em 2015, tem a batalha como pano de fundo.

Depois da exibição, os jovens participaram de um debate sobre o filme e de uma reflexão sobre “A Linha Negra”, com foco tanto nos seus elementos e estruturas narrativas como em seu conteúdo.

Agora, inspirados por esse estudo, eles terão de produzir uma carta – gênero textual explorado no livro, na qual devem descrever a obra literária e suas opiniões sobre ela.

Veja mais fotos:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *