Início

Educandos despedem-se do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame

destacada
Abraços apertados, choro, risos, corações feitos com as mãos, acenos e selfies antecederam o embarque dos visitantes

Celebração de envio e Despedida (26)Até o entardecer de quarta-feira (07), muitos dos olhares que, na manhã deste sábado (10), ficaram marejados pelo transbordo das lágrimas de despedida sequer tinham sido cruzados. Mas, se a intensidade dos vínculos afetivos criados em tão pouco tempo surpreende aqueles que não compartilharam as vivências proporcionadas a mais de 700 estudantes pelo VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, a brasiliense Hellen Laissa Silva esclarece. “A união aqui é inexplicável!”, exclama.

Nos quatro dias de realização do evento – que integrou, em Passo Fundo, adolescentes matriculados em escolas Notre Dame mantidas no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo -, amizades nasceram, os antigos laços foram estreitados e a doação foi exercitada, fosse ao abrir as portas do lar para hospedar os visitantes, fosse ao abrir os braços para acolhê-los, fosse ao abrir o coração para os sentimentos expressos pelos seus familiares, fosse ao abrir o sorriso para brincar com crianças.

Além disso, a programação planejada por meses a fio pela Comissão Organizadora possibilitou que, em meio as descobertas acerca da cultura de cada um dos estados, a aprendizagem fosse fortalecida, a espiritualidade fosse vivenciada profundamente e a vida adquirisse um novo sentido: o de ser “Força de Paz”, como preconizava o tema do Encontro.

Celebração de envio e Despedida (16)É assim que, nesta manhã, os jovens Notre Dame foram enviados novamente às suas cidades de origem, durante celebração eucarística que marcou o encerramento deste Encontro. “Hoje, vocês voltam para as suas casas, para as suas escolas, para os seus amigos para que sejam lá, entre eles, também ‘Força de Paz’ para um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno”, afirmou a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame -, Irmã Araci Ludwig.

Celebração de envio e Despedida (40)O convite para promover a paz e a cidadania foi reforçado pelo celebrante da cerimônia, Padre Leandro de Mello. Salientando que cada um é protagonista do evangelho, ele orientou os educandos. “Leve um sorriso de paz a cada pessoa que encontrar nessa volta para a escola e para casa. Diga a ela que você o trouxe deste Encontro tão transformador. Ela sentirá a presença da paz em sua vida”, encorajou.

Após a celebração eucarística, conduzida pelas Pastorais Escolares dos Colégios Notre Dame Ipanema e Recreio, ambos localizados no Rio de Janeiro, os encontristas despediram-se uns dos outros. Abraços apertados, choro, risos, corações feitos com as mãos, acenos e selfies antecederam o embarque dos visitantes, realizado a partir das 11h.


Veja mais fotos:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *